17.11.08

que bela sopa

Eu nunca acreditei na sopa de colóides. Aquela história que a vida surgiu de uma combinação de fatores superespecíficos e entediados por bilhões de anos, que quase como num balé lento experimentaram todas as posições possíveis até que - oh!- desprentensiosamente, combinaram-se em "vida" me parece tão surreal quanto um deus decidindo criar um mundo. Como também me desentendo com as figuras divinas (quaisquer que sejam elas e suas mitologias associadas) e não fui salva pela fé, vejo que as duas explicações, a religiosa ou a científica, não passam de narrativas que criamos para nos confortar um pouco do medão que temos quando não entendemos (controlamos) qualquer situação que estejamos envolvidos.
Isso ficou mais claro ainda para mim agora: Qual é a diferença entre a torre de Babel e o LHC (notícia velha, preciso explicar?): Contruções faraônicas que desejam encontrar algo que explicaria tudo mas que ninguém sabe mesmo se existe.
Surge um novo deus, o Bosón de Higgs. Mas periga dele ser natimorto.
Se não, que venham as pragas! Espiar divindades sempre custou caro para reles humanos.
Eu, herege, não escapo da fogueira!

11 comentários:

Nicolau disse...

A Mari nunca acreditou em mitocôndrias. Pode perguntar para ela.

bloke in blue disse...

Higgs, colóides...ana, é você?!

Interaubis disse...

Opa!
:)
Mr. Bóson, se existir, vai só abrir outra porta! O problema é: o que vai sair/entrar por ela?

bjos

ana k. disse...

nicolau,
que bom que não sou a única incrédula!

mr blue,
sou eu mesma. eu sei que isso (ser eu mesma) pode soar estranho, mas...

daniel,
espero que não chova sapos pelas portas!mas, brincar de labirinto seria muito, muito divertido.

houston, we have a problem!

Dimitri BR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dimitri BR disse...

dear ana k., deixando de lado o bóson, eu proponho um adendo à tua reflexão:

por que achar tão absurdo assim que o acaso tenha gerado a vida?

talvez se espantar com isso é que seja prepotência humana.

explico: talvez seja de fato inacreditável supor que milhares de acasos se tenham sucedido unicamente para que nossas vidas existissem.

MAS aí é que está: eles não ocorreram PARA que esta vida existisse. eles ocorreram E daí a vida existe assim.

outros acasos ocorreriam, outros ocorrerão, e vidas muito diferentes do que concebemos por vida poderiam vir a SER.

se POR ACASO foi a nossa, e não uma outra, tanto faz. que os elementos se combinam e se transformam, isso a gente constata e observa todo dia, mesmo na nossa existência curtinha de alguns milhares de anos.

pensar que a NOSSA vida é o mais impressionate dos acasos é nos dar importância demais...

---

já na questão LHC x Babel, acho a imagem interessantíssima, mas acho que ela mesma já refuta em parte a tua analogia entre igreja e ciência.

afinal, o que buscavam os construtores da torre? tal como os cientistas do lhc, disse você, buscavam conhecer, desvendar.

e o que houve em babel? os homens foram punidos, POR BUSCAR um conhecimento que não lhes era devido.

entre religião e ciência, por mais que haja em ambas a exigência de fé, é preciso ver que uma prega que você aceite e se conforme, ao passo que a outra pede que você questione e investigue sempre.

por essa diferença de pressupostos é que minha escolha acaba sempre sendo decidida.

---

beijos babélicos na velocidade da luz!

Chirol disse...

@Nicolau: huauhauhauhauh!! Muito bom não acreditar em mitocôndrias!!

@Ana: Vou te fazer uma camiseta "eu não acredito em sopa de colóides!"

bjos

missbutcher disse...

Chirol,
e atrás você coloca:

...mas quero ver quem é que não vai correr de mim!

Dimitri BR disse...

as mitocôndrias são um mito

ana k. disse...

dimi,
o post era uma piada...
mas também uma crítica ao fundamentalismo científico atual.
sabe, depois de muito não estudar o assunto, eu tenho a sensação de que ciência, religião e filosofia não passam de "story telling" que a gente acredita para ficar mais calmo nesta falta de sentido todo.
enquanto eu sigo desconfiando de todas elas e principalmente da sopa e seus acasos, vou no mercado comprar um omo porque seu poder alvejante tem comprovação cintífica e só ele vai lavar os tomates que vão tacar em mim por ter falado isso tudo!

bel e kiko!
eu quero uma assim no meu aniversário!

Chirol disse...

"mitocôndrias são um mito"

parece música do Samba Solto!