28.11.05

Da porta da geladeira

Outro dia, li um imã na geladeira de uma amiga e fiquei pensando em coisas que funcionam ligadas a locais próprios. Nas artes plásticas, por exemplo, existem trabalhos "site-specific". Ou seja, a interação da obra com o espaço para onde foi criada faz parte do trabalho. A graça está na relação. Assim, descambando de área, lembrei das maravilhosas frases de pára-choque de caminhão: Idiotices que se tornam sublimes viajando entre rodas. E a psicologia de botequim? Quer coisa mais tosca se não vier de companheiros bêbados no fim da noite e no meio de uma desilusão? Pois é.
Aí pensei nestes imãs que aparecem em quase todas as geladeiras do meu círculo social. Eles trazem, muitas vezes, mensagens filosóficas com um tom sarcástico de personalidades conhecidas ou não. Que eu me lembre, a primeira vez que eu os vi foi na década de 90, bem quando descobriram que as placas de metal poderiam substituir os quadrosa de cortiça muito bem. Foi um 'boom' de imas, inclusive destes. Não sei porque foram parar na porta da geladeira, pois não parece a intenção inicial de seus fabricantes.
Mas que deu certo, deu. Não é engraçado ler aforismos na porta da geladeira? E conhecer o nome de gente que jamais teríamos contato se não fosse pela fome ou sede? Descobrir um pouco mais sobre o dono da casa pela porta da geladeira?
Sem contar a parte estética, que não vou nem comentar se não vão me chamar de patrulha por aí.
Ps 1: O imã que deu início ao post dizia algo mais ou menos assim: "Transformei- me em mim mesmo e não em outro quando comecei a fazer coisas que julgava proibidas." Não me lembro de quem é a frase, mas se a Bel ou a Tânia passarem por aqui, elas vão poder dizer, pois o imã mora na geladeira delas.
Ps2 : Outro dia ganhei um outro do Thiago: "Faça almoço não faça guerra". Não tem assinatura, mas é inspirador, não?

9 comentários:

missbutcher disse...

Ana, eu vi isso para você, mas esqueci de te passar o nome e o que é pior, não lembro quem foi o autor da frase. Acho que era Cesar Bartholomeu ou algo do gênero. Estou no trabalho. Assim que chegar em casa vejo para você. Mas tem uma outra frase, ótima na minha geladeira. É algo como: mais vale uma idéia mais ou menos realizada do que uma grande idéia arquivada. Eu tento me inspirar nela todos os dias.

Anônimo disse...

Na verdade, a intenção daquilo é incutir uma idéia bastante interesseira, mas não pegava bem eu escrever um "-me", antes de almoço...

Anônimo disse...

Ei! Como eu encaixo no seu post aquele imã de geladeira que você me deu?
beijos!!

Dimitri BR disse...

hahaha Chirol sempre lutando com a tecnologia.

---

mas não é isso que eu vim aqui dizer, e sim...

mas que ótima blogueira estávamos perdendo! :]texto legal, assunto interessante, várias possibilidades de leitura, várias conexões...

fico feliz de ter contribuído para que pudéssemos todos ler posts como este :]

---

de geladeira ou não, eu adoro aqueles imãs com palavras soltas, pra gente montar textos.

na minha casa com o Saboga, em São Paulo, onde a cozinha era imensa, tinha sempre alguém sentado junto à geladeira, compondo textos sempre personalíssimos - tanto que parte da diversão era justamente tentar adivinhar o escritor pelo escrito.

na casa do Mantovani e da Natália tem uns imãs "ready made" interessantes; inclusive um que gerou polêmica...

uma sugestão: para contemplar seu maridón e incrementar o blog, poste uma foto do imã que ele mencionou - e que eu gostei tanto, que pedi um igual pra Graziela (não lembro se ela me deu, ou só me ajudou a achar; dá no mesmo :)

---

e ainda fiquei com vontade de viajar mais sobre coisas "site-specific"; aliás, acho que vou escrever um parágrafo sobre isso ali no humdeabril.

---

no mais, deixo beijos, e aguardo os próximos posts :]

Anônimo disse...

a nossa geladeira tem mais imas do que comida! cada amigo que vem escreve uma frase inusitada. a mais recente é:

"aqui ninguém transa com homem"

(por verônica)

muito bom, não? acho que o conjunto de ima erótico/sensual que ganhamos foi o melhor presente para nossa casa até hj :)

Dimitri BR disse...

oba! ;]

Anônimo disse...

adoro esses mesmos, tenho um conjunto amarelinho que até tem uma história bonita.

na minha casa com a paula e a beta tinha frases incríveis e era muito divertido depois de uma festchenha ir lá na geladeira olhar o que tinha de novo.

beijocas.

ana k. disse...

Agora tem aqui em casa também!
Comprei dois pacotes, um azul e outro vermelho. Já tem alguma produção na porta também...
Agora faltam os amigos visitantes para interagir!!

Anônimo disse...

Oi! Joguei no google: "imã de geladeira palavras soltas" para poder comprar e saiu este post do seu blog... por um lado foi bom, pois fiquei conhecendo e gostei! e por outro não pois não achei onde comprar.. sabe me dizer?? sei que tem algum site...
um abraço Fabiana