28.8.06

Ganhei um Chão

Nunca entendi muito bem o significado da palavra telúrico.
Até porque, nos raros momentos em que pude ouví-la, a conversa era tão repleta de "Baianitudes" que o significado de qualquer palavra era meio que desnecessário.
Porém, sempre associei telúrico a algo fluido, poético, um tanto brilhante, quase místico, cósmico, translúcido...
Pois é. Hoje estava estudando acupuntura e e tropecei na seguinte frase: "(os alimentos) compõem a chamada fonte telúrica do Qi". Tudo bem, tudo bem. Entrar no pensamento oriental pode não ser nada fácil para uma mente ocidental, mas que diabos um alimento pode ter de telúrico?
Busquei ajuda, como sempre, no Pai-dos-Burros. O Guia dos menos cultos, que há um tempo deixou de morar entre os livros da estante e agora habita agora algum lugar quase indefinível do HD do meu computador, que me esclareceu tudo. Primeiro, a palavra telúrico realmente pertence à Língua Portuguesa e não foi inventada pelo imaginário baiano como eu cheguei, por vezes suspeitar. Segundo, e para meu maior choque, telúrico significa: "o que é ligado à terra"!
Refeita do meu choque quase meteórico, respirei fundo para entender o lado telúrico de Qi.

2 comentários:

missbutcher disse...

ADOREI!

zabumba disse...

oi ana. descobri seu blog no orkut. eu sou "meia" lerda mesmo. temos q nos ver! mas por enquanto vc pode dar uma olhada no meu blog também. juro que as bolinhas foram sem querer... hihihi. bjs. isabel.