Até agora, só consegui falar da viagem pelas fotos. As palavras ainda me parecem suspensas como os flocos de neve daqueles brinquedos que a gente sacode e eu só consigo admirá-las, flanando no ar, em estado de graça, sem me sentir no direito de interferir neste movimento.
Mas, preciso contar que no primeiro sábado da viagem, um sol maravilhoso contradisse o outono e lá fomos nós para um piquenique, onde eu encontraria com várias blogueiras (mantenho o feminino porque éramos maioria) e passaria uma tarde muito gostosa. Deste encontro, surgiu um amigo oculto onde um texto sobre Paris seria o presente e a ganhadora, publicaria no seu blog.
Ontem recebi o meu presente e fiquei muito feliz. Publico aqui o texto da Aline, que escreve no
www.saopauloparisdakar.over-blog.com"Paris
Se você perguntasse, ela teria uma resposta na ponta da lingua: meu maior sonho é conhecer Paris! Tanto que a primeira viagem à Europa tinha um outro destino, mas passar por Paris seria irresistivel. Comprou um guia da Cidade Luz, planejou os lugares que gostaria de visitar, até estudou um pouquinho de francês quando deveria estar estudando inglês. Paris deve ser o maximo...
E era mesmo! Paris era linda, ensolarada, num tom verde-claro do comecinho da primavera. Para completar, hospede de um grande amigo colorido, que pouco depois se tornaria também o grande amor. Aproveitou cada segundo desses dez dias cor-de- rosa.
O tempo passou, o trabalho e os estudos no Brasil estavam meio cinzas, precisando de novas ideias, novos ares. A proposta parecia interessante: um semestre em Paris estudando francês e depois partir para a aventura. Tudo isso ao lado do grande amor. Perfeito!
Porém dessa vez Paris era escura e umida. O inverno temperado é rigoroso com especialmente com os olhos tropicais. O sol brilha timidamente menos de dez horas por dia e até a neve branquinha apareceu para uma visita. Começou, entao, aquela sensaçao de ja ter visto até o que nao viu. Paris se tornou a rotina, o dia a dia, o lugar comum. Como a nova pintura de parede, cuja cor antes era linda e, depois, olhando bem, nao era tao bonita assim...
Novamente a primavera e o sol trouxeram um pouco de cor - como nao poderia ser diferente, na cidade da moda, seguem-se as cores da estaçao. E depois o verao, ah, o verao, quem disse que Paris nao poderia ter os seus momentos tropicais? Foi possivel até pegar uma cor, um bronzeado!
O semestre de estudos passou rapido, os meses de aventura também, com um gosto especial de ter Paris como ponto de partida e ponto de chegada. Ela volta à Paris para conhecer um novo tom, o laranja outono. Uma senhora de classe sabe se reinventar. Paixao à terceira vista.
Porém... ela vai deixar Paris outra vez! Essa sera a quinta mudança de cidade no mesmo ano."
PS1: Aline, resolvi não consertar os acentos, vou deixá-los ã moda AZERTY mesmo, até porque não domino as novas regras do acordo ortográfico.
PS2: A lista dos blogs que participaram do amigo oculto está aqui:
www.portedoree.blogspot.com
www.bressane.com/blog
www.casomeesquecam.blogspot.com
www.nemanquezpas.blogspot.com
saopauloparisdakar.over-blog.com
www.soanaso.blogspot.com
www.aguatemnacarne.blogspot.com
cestpasvrai.over-blog.com
www.marianabresil.blogspot.com
PS3: A minha amigo oculta é a Mariana, com quem euconversei muito pouco. Ela escreve
aqui e o meu texto vai estar lá, assim que eu o mandar...